domingo, 21 de junho de 2009

Oque será daqui pra frente?


Hardcore, algo que hoje em dia se tornou uma coisa meio que "popular" entre os jovens aqui na cidade de São Paulo, as vezes paro e penso se eles sabem o significado disso, oque isso representa de verdade dentro da musica, vejo que aquela empolgação de contestação, raiva e energia esta cada vez mais fraca, os valores estão focados cada vez mais em, roupas, performances e o velho espírito esta sendo jogado no lixo.
Quando tinha meus 14 anos e comecei a me envolver com cena hardcore punk straightedge de São Paulo vi que aqui era o meu lugar, toda aquela mágica dos shows, a brutal empolgação, a face emocionada, os X nas mãos e tendo algo pra passar, seja oque for, não quero dizer que tenha que ser especificamente um conteúdo político, mais uma mensagem positiva, não algo vazio, que é apenas dito da boca pra fora, os shows que mais me influenciaram eram os do Live By the Fist, eu via aquilo e falava, porra os caras são muito orgulhosos e convictos naquilo que eles acreditam, você sentia que a parada ali era sincera, lembro de varias coisas que são faladas em shows, duas coisas que eu nunca vou esquecer, foi em um show do Live by the fist, lembro como se fosse ontem, foi na verdurada da Casinha, quando o vocalista Thiago falou essa musica se chama Above e fala sobre as coisas mais importantes na nossa vida que o Hardcore o Straight edge e Amizade, se não tem amizade não tem hardcore, isso foi algo marcante e foi uma parada sincera, é foram uma das coisas que me fizeram acreditar cada vez mais no hardcore.
Quando comecei com essa parada de banda um dos motivos principais não posso negar que foi o SxE, mesmo a minha primeira banda que estava envolvida no meio nunca ter sido uma banda sxe, mais foi algo que me deu um empurrão, eu queria ter uma banda de hardcore não pra tocar e ser uma pessoa popular ou qualquer coisa do gênero, eu queria estar ali com os meus amigos e gritar as coisas que estavam entaladas na minha garganta, toda raiva e indignação e todos os valores que eu achava correto, quando a gente começa, acho que em tudo, a nossa empolgação esta no nível maximo, eu era assim, pra mim tudo girava em torno disso, eu respirava isso, era só isso PUNK, nessa época começaram a surgir as divisões dentro da cena hardcore, por volta de 2006 eu acho, começo aquele lança de Punk e não Punk, eu sempre estive no meio termo disso tudo, as vezes eu caia um pouco mais pra um lado, mais sempre fui meio termo nessa historia, isso acho que foram umas das coisas que ajudaram a desanimar o hardcore, não que ele esteja um lixo, mais eu paro e penso que podia ser muito melhor, acho que a intolerância de ambas as partes fez com que houvesse essas separações. Poucas pessoas queriam dar o braço a torcer e dizer, estamos todos juntos aqui, isso aqui é hardcore, as pessoas preferiam ver as diferenças doque tentar em enchergar algo em comum umas com as outras, os shows começaram a ficar vazios, porque ninguém fazia mais shows juntos, brigas aconteceram e pra falar o português claro, fico uma merda.
Passado essa fase ruim vejo que hoje as coisas estão se normalizando, eu pelo menos estou em todo canto, continuo sempre com as minhas convicções e acreditando sempre no hardcore, às vezes no show da minha banda nova eu penso que falta uma pitadinha de Punk no publico, mesmo que eles não queiram se rotular como Punks, mais acho que falta um pouco de indignação e raiva, o hardcore não pode se tornar musica, não é um show pra dançar apenas, acho que é isso que falta, ir atrás das coisas, apoiar as paradas de verdade, não ver isso como um lazer paro o fim de semana, tenho amigos que estão nisso à mais de 15 anos e nunca deixaram de acreditar na parada, acho que a facilidade deixou a molecada nova um pouco acomodada, a influência americana, o desinteresse pelo Vegetarianismo, que a uns anos atrás era algo meio "obrigatório" no SxE, espero que a galera comece a parar nos shows, escutar oque as bandas tem pra falar entre as musicas, e que a juventude da qual eu também faço parte comece a perceber que "o PunkHardcore me inspirou a ser oque eu sou, mais é no mínimo ilusão achar que só ele trará revolução" esse é um trecho de uma musica do No Violence, ótima banda daqui de São Paulo, e essa musica fala tudo, o Hardcore, a musica inspirou todos nós a sermos oque somos, mais a musica e palavras vazias não vão mudar nada, a mudança vem de nós e esse é o espirito verdadeiro, se não esta bom, Faça Você Mesmo, falei pra caralho hoje amanhã eu falo mais.

.

Um comentário:

  1. Muito legal, xavero. Concordo horrores sobre a ausência do punk dentro da cena, quanto mais a coisa caminha para puro entretenimento mais vazio e fashionista se torna. Sou relativamente nova nisso, mas observo que a tendência é o empobrecimento político e a busca pelos velhos status de grupo. Acho que as pessoas assimilam valores tão vazios, uns buscam uma crew com ar de gangueiragem, outros caem na direita reacionária, e a maioria tenta segregar tudo o que é diferente de si mesmo. Concordo também que estudar as letras das bandas seria um bom começo, um empurrão pra sair do estado vegetativo do "vamos nos divertir". Parabéns por acreditar e prosseguir firme, cara. Abração.

    ResponderExcluir